Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Planejamento de Sistemas Complexos
PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM BIOLOGIA NA UFSCAR-CAMPUS DE ARARAS E A PERSPECTIVA CTS Isabela.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Especialização em Docência do Ensino Superior
Projeto Político Pedagógico - PPP
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
EAD - Educação a Distância
Avaliação Escolar um compromisso
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mapas Conceituais.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Oficina de Serviço Social
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Profa. Carmensita Matos Braga Passos

FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: PLANEJAMENTO, AÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO

TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES O ensino é uma prática social concreta, dinâmica, interativa, multidimensional, sempre inédita e imprevisível. É um processo influenciado por aspectos culturais, econômicos, psicológicos, técnicos, éticos, políticos, estéticos, afetivos e institucionais.

ELEMENTOS DA AÇÃO DOCENTE PLANEJAMENTO OBJETIVOS CONTEÚDOS METODOLOGIA AVALIAÇÃO

PLANEJAR PARA QUÊ? Para compreender o significado da ação docente Para aperfeiçoar Para superar dificuldades Para contextualizar Para desenvolver aprendizagens significativas Para superar o ensino como reprodução

PLANEJAMENTO: PARA ALÉM DO BUROCRATISMO Contribui para guiar, orientar a ação em busca de resultados; Decisão sobre o quê e o como ensinar, com base nas concepções do por quê e do para quê ensinar; Escolhas que envolvem interesses, relações de poder e fundamentam-se em valores.

PLANEJAMENTO Envolve: Flexibilidade, continuidade e participação; Uma tomada de posição sobre a educação e o ensino, para, a partir de então, organizar a ação no sentido pretendido; Compreender a ação docente em seus determinantes, limites e possibilidades, para a proposição de uma ação contextualizada; Compreender a docência com uma prática em constante superação.

OBJETIVOS Constituem-se numa direção norteadora da ação; Indicam as aprendizagens que se pretende alcançar com o processo de ensino; Envolvem as dimensões: cognitiva, afetiva, ética, atitudinal, psicomotora; A definição dos objetivos permite acionar os meios adequados para atingi-los.

CONTEÚDOS Contemplam valores e concepções e devem: Oportunizar uma compreensão e intervenção crítica na realidade; Superar a fragmentação através de uma perspectiva interdisciplinar; Ser dinâmicos, atualizados, contextualizados, problematizadores; Oportunizar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, éticas, afetivas, atitudinais e psicomotoras.

METODOLOGIA Princípios de uma metodologia criativa : Relação professor-aluno dialógica; Criação de espaço para a pergunta, a dúvida e a problematização; O aluno é sujeito ativo de sua aprendizagem, alguém que constrói conhecimento; Propiciar a relação teoria-prática; Contextualização do objeto ou assunto em estudo; Variação das situações de aprendizagem.

AVALIAÇÃO (Re)Significando-a: Compreendê-la como parte de uma proposta pedagógica; Estabelecimento de critérios para a correção dos instrumentos de avaliação; Utilização de vários instrumentos e momentos de avaliação; Deve ser global e abranger todas as variáveis do processo.

AVALIAÇÃO Resgatando a sua essência: Meio para o crescimento do aluno, identificando suas dificuldades, como primeiro passo para sua superação; Contínua e diagnóstica; O erro deve servir para construir a superação; A avaliação oferece evidências das aprendizagens deficientes que precisam ser retomadas.