Avaliação Escolar um compromisso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Total de Escolas: escolas
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ensino de História: teoria e prática
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Projeto Político Pedagógico - PPP
Análise e Observação Institucional
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
EAD - Educação a Distância
LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Gestão Democrática.
Mapas Conceituais.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Pressupõe... Papel do aluno e do professor Função social da escola Metodologia de ensino determina...
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Currículos e Programas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Escolar um compromisso Jornada Pedagógica 2008 1ª Etapa

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA Os mitos apropriados no discurso e prática escolar no processo de avaliação e “verificação” 1. Escola boa é escola difícil (comportamento e conteúdo)‏ 2. O “fracasso” escolar é culpa das relações extra-escolares dos alunos 3. Professor bom é professor que reprova muito 4. A não-aprendizagem é culpa do sistema de ciclos

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA A tensão conceitual posta no interior da escola derivada do projeto instituído 1. Avaliação entendida como um mal necessário 2. Avaliação entendida como um processo desnecessário 3. Avaliação entendida como condição da e para a aprendizagem e prática pedagógica 4. Avaliação deslocada do método

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA Quais proposições de avaliação surgem nesse contexto de tensão conceitual? Avaliação Formativa Avaliação Cumulativa Avaliação Diagnóstica Avaliação Dialógica Avaliação Institucional Avaliação Processual Avaliação Somativa Verificação da aprendizagem Recuperação de estudos/ paralela

Conceituando alguns tipos de avaliação... Avaliação Normativa – Aquela que impusesse de fato uma norma (de comportamento). Toda avaliação organizada, anunciada e executada dentro de uma instituição é normativa. Norma: Modelo de comportamento valorizado pelo grupo. Situar os indivíduos uns em relação, assim como situar desempenho. Avaliação normativa designa uma avaliação que impõe as normas.

Conceituando alguns tipos de avaliação... Avaliação Diagnóstico ou prognóstico – Identifica certas características do aprendiz e faz um balanço de seus pontos fortes e fracos. Permite um ajuste recíproco aprendizagem e programa. a avaliação precede a ação de formação

Avaliação Cumulativa - Avaliação que ocorre depois da ação Avaliação Cumulativa - Avaliação que ocorre depois da ação. Verifica se as aquisições visadas foram feitas. Balanço das aquisições, característica terminal e global. Avaliação Formativa - Avaliação se encontra no centro da formação, levanta informações da regulação do processo de ensino e de aprendizagem. Avaliação Institucional - Informar a sociedade a situação do sistema escolar – Decisões Políticas de regulação do sistema

A avaliação no contexto da escola Quais os posicionamentos a escola assume diante do cenário de “indefinição definida” quanto à avaliação? Hipótese 1: Assume a dimensão pedagógica entendendo que não se trata de controle mas de criar condições de aprendizagem

A avaliação no contexto da escola Hipótese 2: Assume a dimensão de controle, seleção e adaptação dos indivíduos (posto que não assume a posição de sujeitos sociais)‏ Hipótese 3: Assume a dimensão híbrida derivada da tensão contraditória: formação dos sujeitos versus rendição ao projeto instituído como forma de sobrevivência no sistema

Segundo Vasconcellos (1992), “há que se distinguir inicialmente Avaliação e Nota. Avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica em uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilidades a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos”.

A nota por sua vez tem sido usada como um registro formal “avaliar é traduzir em valores numéricos a aprendizagem do aluno.

A avaliação com um caráter crítico considera indispensável a reflexão sobre a metodologia adotada, a profundidade do tratamento do conteúdo trabalhado, a origem das tentativas apresentadas pelo aluno no percurso da construção do seu conhecimento. O aluno neste contexto, ao tomar consciência de seu crescimento, de suas necessidades e de suas carências, buscará o enfrentamento do mesmo com auxílio do professor ou colegas.

A avaliação autoritária oprime, imobiliza pelo medo, fazendo do professor um algoz e do aluno uma vítima. A avaliação permissiva, facilitadora, descompromete o professor e o aluno de sua responsabilidade com a transformação de si e do outro. Manifestação de um mecanismo de classificação, hierarquizando dos alunos, estimulando a competição e a fragmentação do conhecimento.

A avaliação do ponto de vista, não pode ser instrumento de exclusão dos alunos provenientes das classes trabalhadoras. Portanto, deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo de avaliação diagnóstica. (Veiga, I. P.A., 1995, p.32)

Segundo Luckesi (1995) a avaliação assumirá seu papel diagnóstico quando exercer uma atividade racional definida em busca de encaminhamentos democráticos.

“A avaliação desenvolvida neste enfoque estava em sintonia com uma concepção de ensino-aprendizagem para compreensão, que procura a partir dos acertos e dos erros para ensinar os alunos a buscar caminhos possíveis, a aprender por compreensão”. (Veiga, 1996, p.165)‏

Considerações ao avaliar: Saber avaliar vai além do compromisso regimental estabelecido pelo sistema de avaliação. A condução do processo do aprender e do avaliar, pressupõe levar em consideração as seguintes variáceis: a natureza curricular; a organização dos tempos no e do processo educativo; posição da área do conhecimento no todo curricular; as habilidades cognitivas traduzidas como capacidade intelectual necessárias e buscadas; conceitos básicos a serem compreendidos e assimilados.

“ ...enfrentar o problema da avaliação significa enfrentar o problema da educação”. (Barcellos, E. 1993)‏