PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Educação Híbrida na Escola.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Total de Escolas: escolas
Avanços nas últimas décadas
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Plano de Ensino Plano de aula
Tenham Um Dia Maravilhoso!
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Calouro Web 2.0.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Plano de Ensino Plano de aula
Currículos e Programas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
A BNCC e a Saúde.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SEGUNDO ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO HISTÓRIA, GEOGRAFIA e PAT1cf III e IV 2º BIMESTRE PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE 10 DE ABRIL DE 2012 SEJAM BEM-VINDOS!

PAUTA Boas Vindas(7h30) Informes (7h35) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA Boas Vindas(7h30) Informes (7h35) Relembrando o primeiro encontro (7h40) Vídeo: “Espaço e Tempo”(7h45) Apresentação das sequências didáticas (8h15) Sorteio das escolas que socializarão a experiência com a sequência didática no próximo encontro. Intervalo (9h) Reorganização do Planejamento para o Segundo Bimestre – Ensino Regular e Pat1cf III e IV Organização da avaliação global Pat1cf III e IV Avaliação do encontro . PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “A aprendizagem que conquistamos e que nos transforma jamais vem de fora para dentro. O professor, portanto, não ensina e sim ajuda o aluno a aprender.” (Selbach, 2010). PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INFORMES Uso dos blogs:BLOG HISTÓRIA EM TEMPO- http://cenfophistoria.wordpress.com blog geografia como possibilidade Comitê da Diversidade Lei 11.645/2008 PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONHECIMENTO PRÉVIO NOVAS INFORMAÇÕES INTERAÇÃO PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PLANEJAMENTO FLEXÍVEL É importante que haja uma avaliação constante do processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os temas programados. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE É preciso equilíbrio para percorrer o ano letivo sabendo mesclar as atividades essenciais com eventuais mudanças de percurso que se fizerem necessárias rumo ao objetivo final. O mais importante é saber (re)planejar sempre, estabelecer prioridades e, principalmente, nunca deixar de levar em conta as características e necessidades de aprendizagem dos estudantes. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Para tanto... Considere sempre o que os alunos aprenderam até o momento, a série em que estão e a relevância do conteúdo; Avalie com que frequência o assunto estudado aparecerá novamente nos anos seguintes. Se não existe uma previsão de retomada do conteúdo no futuro, talvez não seja a hora de desviar de foco. Pergunte a si mesmo: "Quem eu estou ensinando?" Defina aonde quer chegar, o que a turma realmente precisa e o que é possível fazer. Escute com atenção os questionamentos que surgirem. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Por que ser flexível O professor que não faz um planejamento maleável corre o risco de não alcançar seus objetivos. Os alunos são a referência para a elaboração de um plano. É preciso acompanhar o desenvolvimento deles . O plano é uma previsão, sujeita a erros. Daí a importância em mudar. Arthur Guimarães (novaescola@atleitor.com.br) Publicado em , Janeiro 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA O FOCO: “LER E ESCREVER COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”. Assumir que ensinar a ler e escrever é tarefa de todas as áreas, um compromisso da escola... A tarefa de ensinar a ler e escrever um texto de história é do professor de história e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e escrever um texto de geografia é do professor de geografia e não do professor de português. Assim sucessivamente…

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA FOCO : “LER E ESCREVER COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

“Aprendemos quando compartilhamos experiências.” John Dewey PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “Aprendemos quando compartilhamos experiências.” John Dewey PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: “ESPAÇO E TEMPO” PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: “ESPAÇO E TEMPO” (SME SP)E:\vídeo SP espaço e tempo.zip PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

APRESENTAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA APRESENTAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E. M. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E. M. JOÃO REIS DE SOUZA E. M. VILMA DE FARIAS PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CRIAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO E INTERCÂMBIO É ESSENCIAL PARA UMA NOVA ESCOLA PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE “Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.” Henfil PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Sorteio das escolas que socializarão a experiência com a sequência didática no próximo encontro. PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE

REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E PAT1cf III E IV PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA TRABALHO EM GRUPO REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E PAT1cf III E IV PARA O SEGUNDO BIMESTRE PLANEJAMENTO 2ºBIMESTRE