Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho
Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 3 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.
Conteúdos formativos Competência 3 da BNCC – Repertório Cultural. Leitura em voz alta. Situações didáticas. Documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.
Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento
Sequência de Atividades
Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.
Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Alô, Bozo?”, de Antonio Prata, disponível no site da Revista Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/alo-bozo/
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 3 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 A respeito dos conhecimentos elencados na Competência, como eles são desenvolvidos na sala de aula? Quais ações precisam ser desenvolvidas de modo que a competência seja atendida ao longo da escolaridade básica?
Competência 3 - BNCC Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 3 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 20 a 25 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.
Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Fruição e, Expressão, páginas 20 e 21. Grupo 2 – Investigação e identidade cultural, página 22. Grupo 3 – Consciência multicultural, página 23. Grupo 4 – Respeito a diversidade cultural, página 24. Grupo 5 – Mediação da diversidade cultural, página 25.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.