Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ PROFª: ARIANA APARECIDA RODRIGUES FLORES LOPES COMPONENTE CURRICULAR: ARTES ANO: 1º TURMAS: A/B/C PERÍODO: JUNHO.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação Híbrida na Escola.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Base Nacional Comum Curricular
Paulo Vinícius Rampinelli
Minha terra encanta o mundo inteiro
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
1º semestre Plano de Formação
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Tema Números..
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Plano curricular de turma
Disciplina: Informática
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Matemática na Prática.
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Caminhando ao encontro da Aprendizagem 2018
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL

Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 3 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

Conteúdos formativos Competência 3 da BNCC – Repertório Cultural. Leitura em voz alta. Situações didáticas. Documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

Sequência de Atividades

Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Alô, Bozo?”, de Antonio Prata, disponível no site da Revista Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/alo-bozo/

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 3 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 A respeito dos conhecimentos elencados na Competência, como eles são desenvolvidos na sala de aula? Quais ações precisam ser desenvolvidas de modo que a competência seja atendida ao longo da escolaridade básica?

Competência 3 - BNCC Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 3 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 20 a 25 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Fruição e, Expressão, páginas 20 e 21. Grupo 2 – Investigação e identidade cultural, página 22. Grupo 3 – Consciência multicultural, página 23. Grupo 4 – Respeito a diversidade cultural, página 24. Grupo 5 – Mediação da diversidade cultural, página 25.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.