O desafio de um novo ensino médio no estado do Pará.

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Transcrição da apresentação:

O desafio de um novo ensino médio no estado do Pará

Considerações iniciais A qualificação do ensino médio é hoje um desafio nacional Diferentes ações são necessárias para a sua qualificação

Funções do Ensino Médio O que diz a LDB? I – Favorecer o prosseguimento de estudos; II – preparar para o trabalho e a cidadania; III –aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; V – assegurar a compreensão dos fundamentos científico- tecnológicos dos processos produtivos. Tais finalidades devem ser compreendidas como a formação humana integral, capaz de desenvolver as diferentes capacidades do ser humano.

Crescimento populacional no Brasil PNAD 2006/ Pop (mil)‏ acima de 60 anos Total a 59 anos a 39 anos a 24 anos a 19 anos a 14 anos a 9 anos a 4 anos Pop (mil)‏ Faixa etária

Evolução das matrículas do Ensino Médio no Brasil por dependência administrativa (11,6%)‏ (27%)‏ Privado (1,6%) (4,7%)‏Municipal TOTAL (85,8%)‏ (65,55%)‏Estadual (1%)‏ (2,7%)‏Federal

Frequência a escola de jovens de 15 a 17 anos

Taxa de frequência ao Ensino Médio entre jovens de anos

Porcentagem de jovens que aos 19 anos haviam completado o EM

Distribuição dos jovens de 15 a 17 anos segundo a situação educacional e ocupacional

Distribuição dos jovens de 18 a 24 anos segundo a situação educacional e ocupacional

Alguns indicadores do EM no Pará Taxa de Distorção Idade-Série - Ensino Médio - por Unidade da Federação – PARÁ RegiãoRede Total Médio 1ª Série 2ª Série 3ª Série 4ª Série BrasilTotal31,134,929,426,849 Pará Total54,956,453,754,433,8 Est.59,860,758,759,731 Fed.35,736,633,437,733,4 Munic.51,952, Priv.10,811,510,61088,2 Fonte:

Taxa de Aprovação – Ensino Médio – 2012 – PARÁ UFREDETotal EM 1ª série2ª série3ª série4ª sérieTotal não seriado PARÁ Total70,766,273,474,18081,3 Pub.68,263,970,971,679,573,1 Priv.95,193,19696,510082,8 Munic.79,974,276,593,8-- Fed.79,576,680,386,466,173,1 Est.6863,770,871,492-- Fonte:

Taxa de Reprovação – Ensino Médio – 2012 – PARÁ Total Reprova ção no Ens. Médio Reprova ção na 1ª série Reprova ção na 2ª série Reprova ção na 3ª série Reprova ção na 4ª série Total Reprova ção Médio Não- Seriado UFRede PARÁ Total12,713,811,112,717,81,2 Pub.13,514,511,913,818,30 Priv.4,263,43,101,4 Munic.1416,520,64,2-- Fed ,91131,10 Est.13,514,511,913,86,3 -- Fonte:

Taxa de Abandono – Ensino Médio – 2012 – PARÁ UFRede Total Abando no no Ens. Médio Abando no na 1ª série Abando no na 2ª série Abando no na 3ª série Abando no na 4ª série Total Abando no Médio Não- Seriado Pará Total16,62015,513,22,217,5 Pub.18,321,617,214,62,226,9 Priv.0,70,90,60,4015,8 Munic.6,19,32,92-- Fed.4,56,43,82,62,826,9 Est.18,521,817,314,81,7-- Fonte:

Ideb Observado – Ensino Médio – Pará (Estadual) Estado Pará Fonte:

DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO Universalização do acesso e permanência dos adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos; Ampliar o acesso da faixa etária acima de 18 anos; Consolidar a identidade e a organização curricular desta etapa educacional centrada nos sujeitos; Garantir uma aprendizagem significativa e a emancipação humana na perspectiva individual e social; Promover a Inclusão social de grupos específicos.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO

POLÍTICAS PÚBLICAS Entende-se por Políticas Públicas “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público” (Guareschi, Comunello, Nardini & Hoenisch, 2004).

POLÍTICAS PÚBLICAS ACESSO e PERMANÊNCIA Políticas universais e estruturantes Ênfase em necessidades materiais e econômicas Perigo: homogeinização e padronização QUALIDADE Polìticas finalísticas (aprendizagem significativa)‏ Ênfase nas questoes pedagógicas Perigo: elitização DIVERSIDADE Políticas focais e interculturais Ênfase nas questoes específicas Perigo: reducionismo

DIMENSÕES DA POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO Econômica Financiamento investimento/custo Política Gestão de sistemas, redes e escolas Marco legal Pedagógica Currículo e prática pedagógica Formação de professores Avaliação de aprendizagem

Agenda atual Ampliação da obrigatoriedade Escolaridade dos 4 a 17 anos; Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas das etapas da educação básica; Política Nacional de Formação de Professores; Sistema de Seleção Unificado (Novo ENEM); Programa Ensino Médio Inovador. Conferência Nacional de Educação (CONAE)

Princípios e pressupostos 1.Obrigatoriedade do ensino médio no Brasil; 2.O Ensino Médio – etapa final da educação básica - objetiva a autonomia do educando frente às determinações do mercado de trabalho; 3.O processo educativo está centrado nos sujeitos da aprendizagem, sejam jovens ou adultos, respeitadas suas características bio-psicológicas, sócio-culturais e econômicas; 4.As condições para o exercício da docência são garantidas pelo fortalecimento da identidade e profissionalidade docente e da centralidade de sua ação no processo educativo; 5.A identidade do ensino médio, como etapa final da educação básica, deve ser construída com base em uma concepção curricular cujo principio é a unidade entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia; 6.O ensino médio integrado à educação profissional técnica é atualmente uma das mais importantes políticas públicas, mas parcial para a concretização da identidade do Ensino Médio Brasileiro; 7.A União tem como responsabilidade a coordenação nacional das políticas públicas para o ensino médio, em regime de colaboração com as unidades federadas.

Objetivos estratégicos Objetivos estratégicos 1. Fortalecer a política pública para o ensino médio na articulação com o PNE e PDE e a coordenação nacional do MEC. 2. Consolidar a identidade unitária do ensino médio como etapa final da educação básica considerando a diversidade dos sujeitos e, em particular, as questões da profissionalização, da educação no campo e da EJA. 3. Desenvolver e reestruturar o currículo do ensino médio em torno da ciência, da cultura e do trabalho. 4. Valorizar os profissionais da educação do ensino médio. 5. Priorizar os sujeitos jovens e os adultos estudantes do ensino médio. 6. Melhorar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas estaduais. 7. Expandir a oferta do ensino médio nas escolas federais em articulação com a rede estadual.

ENSINO MÉDIO INTEGRAL Ampliar o conceito do Ensino Médio Integrado, com o seu significado mais amplo (integração de saberes da ciência/cultura/trabalho), no horizonte de um ensino médio de qualidade para todos e no qual a articulação com a educação profissional técnica de nível médio constitui uma das possibilidades de garantir o direito à educação e ao trabalho qualificado.

Programa de Qualificação de Professores do Ensino Médio do Pará Ação da política nacional de formação continuada de professores do ensino médio, parte integrante do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Sua execução n Pará se dá em ação de colaboração entre MEC, SEDUC e UFPA. Objetivos – Promover a valorização do professor da rede pública estadual do Ensino Médio através da oferta de formação continuada; – Refletir sobre o currículo do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Conceitos de referência Direito à aprendizagem (RESGATE DE DIREITOS) Formação humana integral (PREPARAR PARA A VIDA)

Programa de Qualificação de Professores do Ensino Médio do Pará – Estratégias básicas Formação, em rede, de professores orientadores de estudos em 5 regiões diferentes do estado do Pará Material didático básico: os cadernos específicos, em formato digital, enviado pelo MEC, com uso de material de apoio definidos pela SEDUC e pela UFPA Encontros regionais presenciais e uso de estratégias de EAD

Limites e Possibilidades do Programa A formação continuada de professores é uma condição para a qualificação do ensino médio, mas que requer ações de outra natureza de qualificação do profissional da educação e de melhoria das condições de ensino e de aprendizagem. Ele será tanto mais efetivo quanto mais diálogo conseguir gerar no interior das escolas acerca das estratégias de qualificação das aprendizagens.

Considerações finais A sociedade paraense deve comprometer-se com a melhoria de sua educação pública A escola pública precisa e pode dar certo A educação básica é condição para a dignidade humana na sociedade atual Interessa tanto ao aluno quanto ao professor que este programa tenha efetividade

JUVENTUDE E ENSINO MEDIO

o que significa ser jovem hoje? mais correto seria falarmos em juventude ou juventudes? o que eles poderiam ter em comum?

A pesquisa “Juventude e Integração Sulamericana: diálogos para construir a democracia regional”, Dos jovens, 43% alcançaram o ensino médio (têm o ensino médio completo e/ou incompleto); este índice cai para 16% entre os adultos. Dos entrevistados (jovens e adultos somados) brasileiros que têm formação superior, 85% usam a Internet; dos que têm o ensino médio, são 56%, caindo para apenas 12% entre os que têm a formação primária.

A maioria dos entrevistados no Brasil considera que o mais importante para os jovens é “ter mais oportunidades de trabalho” (61%), opinião partilhada igualmente por jovens e adultos O “desinteresse do próprio jovem” é apontado pelos entrevistados como a principal dificuldade para estudar (36%), seguida por falta de dinheiro para transporte e outros gastos (27%).

Indagados sobre o maior problema da juventude, a violência aparece em primeiro lugar, citada por quase metade dos entrevistados (jovens e adultos), a baixa qualidade da educação (citada por mais de um terço) e as dificuldades relativas a emprego (citada por pouco menos de um terço). Para a grande maioria dos entrevistados no Brasil (jovens e adultos), os jovens são considerados mais consumistas, mais perigosos, mais violentos e mais individualistas que os adultos; por outro lado, são considerados mais criativos e idealistas.

E os dados de seu município E as características de sua escola???

A pesquisa “Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas” (IBASE) investigou as formas através das quais a juventude metropolitana participa da vida pública, buscando descobrir possibilidades e motivações para esta participação.

Os(as) jovens das diferentes regiões investigadas dão um alto valor à educação. O tema da Educação ficou quase que totalmente restrito à escola. Os(as) jovens denunciam as condições da escola pública, evidenciando a péssima infraestrutura, os baixos salários de seus(as) profissionais, aulas pouco atraentes, a violência no entorno da escola e a constante falta de professores(as).

As expectativas no âmbito da educação: Expansão do Ensino Médio; mais professores(as) nas escolas; professores(as) mais qualificados e melhor remunerados; melhores currículos, metodologias, material didático e mais atividades extras (passeios, visitas, palestras, laboratórios); mais verbas/investimentos para a educação; melhores condições de funcionamento das escolas/Preservação das escolas; mais oferta de cursos profissionalizantes de qualidade.

Finalizando Deve-se enfatizar aqui o papel da escola (a despeito dos problemas de qualidade) na construção das condições objetivas para esses(as) jovens Além das dificuldades de acesso e permanência na escola, os(as) jovens enfrentam a realidade de instituições públicas que se orientam, sobretudo, para a oferta de conteúdos curriculares formais e se apresentam pouco abertas

a escola como espaço privilegiado de formação, o conjunto dos dados sobre a realidade escolar demonstra a necessidade de a escola abrir mais espaços que estimulem hábitos e valores básicos, que poderiam contribuir para a participação juvenil em bases democráticas. Há também o reconhecimento da necessidade de formação para poder “tocar” seus projetos de vida e construir condições ou competências para influenciar as decisões.