Adaptações Curriculares Prof.ª Izaura

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Transcrição da apresentação:

Adaptações Curriculares Prof.ª Izaura

Nutrição Cultural Brincar_de_viver_Maria_Beth_nia.mp4

Proposta do Dia 1 – Nutrição cultural 2 – Apresentação do grupo 3 – Objetivos da disciplina 4 – Contrato didático 5 – Metodologia de avaliação 6 – Diálogo sobre adaptações curriculares 7 – Adaptações curriculares a AEE 8 – Estudo do documento do AEE A – Atividade em grupo B – Apresentação dos pontos principais C – Fechamento com Vídeo 9 – Colocando em prática (atividade em grupo) A – Estudo de caso: Estudo de plano de aula e apresentação do caso B – Atuação do professor de AEE nesse processo C – Apresentação das propostas 10 – Avaliação Individual

2 – Apresentação do grupo Nome Formação Expectativa em relação ao curso

3 – Objetivos e Conteúdos da disciplina ObjetivoConteúdo - Compreender a política de AEE com relação a ação do profissional frente aos objetivos da sala de aula - Eliminação de barreiras para aprendizagem do educando

4 – Contrato didático Material Horário

5 – Metodologia de avaliação NºInstrumentoCritérioValor 1Atividade em grupo: estudo do texto -Apresentação dos pontos principais -Participação 3,0 2Atividade em grupo: Colocando em Prática - Apresentação de proposta de acordo com a política de AEE 3,0 3Avaliação Individual- De acordo com os objetivos da disciplina e da discussão do dia 4,0

6 – Diálogo sobre adaptações curriculares O que é adaptarO que é currículo Eliminação de barreiras Facilitar a aprendizagem Complementar Modificar Viabilizar participação nas atividades comuns Uso de instrumentos/ recursos Conteúdo Base comum Elaboração pedagógica Organização do ensino/aprendizagem O que é adaptação curricular ? “adaptar conteúdo, projeto” Estratégias Eliminação de barreiras para aprendizagem. Utilizar recursos diferentes para facilitar Trabalhar o mesmo assunto com diferentes estartégias.

7 – Adaptações Curriculares a AEE Marco legal Em 1990, a Lei de Ordenação Geral do Sistema Educativo (LOGSE) estabelece que o sistema educativo deve dispor dos recursos necessários para que os meninos com necessidades educativas especiais possam alcançar, dentro do sistema, os objetivos estabelecidos com caráter geral para todos os alunos. Neste sentido, os professores têm que estar adequadamente preparados, os centros devem contar com uma adequada organização escolar e com os recursos materiais e físicos necessários para favorecer a aprendizagem de todos os alunos. Além disso, é preciso que as equipes de professores realizem as correspondentes adaptações curriculares necessárias para que os meninos alcancem os fins da educação

7 – Adaptações Curriculares a AEE Em 1999, a Lei de Solidariedade da Educação pretende melhorar a qualidade da atenção que recebem os meninos com necessidades educativas especiais. Assim, para que a igualdade de oportunidades de todos os alunos seja um fato, esta lei regula uma série de atuações compensatórias como programas de especialização do professorado ou para a elaboração de materiais adaptados, para assessorar as famílias, para refeições ou transporte, etc.

7 – Adaptações Curriculares a AEE O que são as adaptações curriculares? As adaptações curriculares são estratégias educativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em alguns alunos com necessidades educativas específicas. Estas estratégias pretendem, a partir de modificações mais ou menos extensas realizadas sobre o currículo ordinário, ser uma resposta à diversidade individual independentemente da origem dessas diferenças: histórico pessoal, histórico educativo, motivação e interesses, ritmo e estilo de aprendizagem. Por um lado, trata-se de uma estratégia de planejamento e de atuação docente para responder às necessidades de cada aluno. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de um produto, já que é uma programação que contém objetivos, conteúdos e avaliações diferentes para uns alunos, e inclusive organizações escolares específicas, orientações metodológicas e materiais adequados. Em um sentido amplo, uma adaptação curricular se entende como as sucessivas adequações que, a partir de um currículo aberto, realiza um centro ou um professor para concretizar as diretrizes propostas pela administração educativa, tendo presente as características e necessidades de seus alunos e de seu contexto. Em um sentido restrito, o conceito de adaptação curricular se refere a aquelas adequações de índole mais específica que se realizam pensando exclusivamente nos alunos com necessidades educativas especiais que não são necessárias para o resto dos alunos.

7 – Adaptações Curriculares a AEE Adaptações Curriculares de Acesso ao Currículo: São modificações ou provisão de recursos espaciais, materiais, pessoais ou de comunicação que vão facilitar que alguns alunos com necessidades educativas especiais possam desenvolver o currículo ordinário, ou no caso particular, o currículo adaptado. As vezes respondem às necessidades específicas de um grupo limitado de alunos, especialmente dos alunos com deficiências motoras ou sensoriais. As adaptações curriculares de acesso podem ser de dois tipos: De Acesso Físico: Recursos espaciais, materiais e pessoais. Por exemplo: eliminação de barreiras arquitetônicas, adequada iluminação e sonoridade, mobiliário adaptado, professorado de apoio especializado,… De Acesso à Comunicação: Materiais específicos de ensino – aprendizagem, apoio técnico e tecnológico, sistemas de comunicação complementares, sistemas alternativos… Por exemplo: Braile, lupas, telescópios, computadores, gravadores, linguagem de sinais…

7 – Adaptações Curriculares a AEE Adaptações Curriculares Individualizadas: São todos aqueles ajustes ou modificações que se efetuam nos diferentes elementos da proposta educativa desenvolvida para um aluno com o fim de responder a suas necessidades educativas especiais (NEE) e que não podem ser compartilhados pelo resto de seus companheiros. Podem ser de dois tipos: Não Significativas: Modificam apenas elementos não prescritivos ou básicos do currículo. São adaptações quanto aos tempos, as atividades, a metodologia, as técnicas e instrumentos de avaliação… Em um momento determinado, qualquer aluno tenha ou não necessidades educativas especiais pode precisar. É a estratégia fundamental para conseguir a individualização do ensino e, portanto, têm um caráter preventivo e compensador. Significativas ou Muito Significativas: Modificações que se realizam da programação, após prévia avaliação psicopedagógica, e que afetam os elementos prescritivos do currículo oficial por modificar objetivos gerais da etapa, conteúdos básicos e nucleares das diferentes áreas curriculares e critérios de avaliação. Estas adaptações podem consistir em: Adequar os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. Priorizar determinados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. Trocar a temporalização dos objetivos e critérios de avaliação. Eliminar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação do nível ou ciclo correspondente. Introduzir conteúdos, objetivos e critérios de avaliação de níveis ou ciclos anteriores. Não se trata apenas de adaptar os espaços ou de eliminar conteúdos parciais ou pontuais; mas sim de uma medida muito excepcional que se toma quando efetivamente um aluno não é capaz de alcançar os objetivos básicos. Assim, a partir da educação primária, é muito provável que um aluno com síndrome de Down requeira uma adaptação curricular significativa, se cursar seus estudos em um centro de integração.

7 – Adaptações Curriculares a AEE Para realizar a adaptação curricular é necessário que o projeto pedagógico da escola e o planejamento de ensino devem considerar objetivos educacionais e estratégias didático-pedagógicas que garantam acessibilidade de todos os alunos na rede escolar. Construir uma escola inclusiva exigirá esforços de toda a comunidade escolar no âmbito político, administrativo e pedagógico, envolvendo mudanças nos níveis (SASSAKI, 2003): arquitetônico (eliminação ou desobstrução de barreiras ambientais); atitudinal (prevenção e eliminação de preconceitos, esteriótipos, estigmas e quaisquer discriminações); comunicacional (adequação de código e sinais); metodológico (adequação e flexibilização de técnicas e teorias, abordagens e métodos pedagógicos); instrumental (adaptação de aparelhos, materiais, recursos e equipamentos pedagógicos); pragmáticos (eliminação de barreiras invisíveis nas políticas e no amparo legal vigente). Além dos aspectos mencionados, cabe ainda ressaltar a importância de projetos ou propostas que garantam a formação continuada de todos os que trabalham na comunidade escolar.

7 – Adaptações Curriculares a AEE A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Os planos de AEE resultam das escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam eliminar as barreiras que impedem o aluno de ter acesso ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum, garantindo-lhe a participação no processo escolar e na vida social em geral, segundo suas capacidades. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e a outros. É importante salientar que o AEE não se confunde com reforço escolar.

8 – Estudo do documento do AEE A – Atividade em grupo B – Apresentação dos pontos principais C – Fechamento com Vídeo

8 – Estudo do documento do AEE A – Atividade em grupo Grupo 1Grupo 2Grupo 3 Pag. 7 a 14 A Pedagogia da Negação Pag. 14 a 19 – O acompanhamento Pág. 19 a 25 Estudo de caso

8 – Estudo do documento do AEE B – Apresentação dos pontos principais Comanda: 1 – Realizar a leitura e retirar 3 conceitos importantes, escrevendo- as 2 – Exposição

8 – Estudo do documento do AEE C – Fechamento com Vídeo Entrevista_Maria_Teresa_Mantoan_Revista_Educa_o.mp4

9 – Colocando em Prática Atividade em grupo A – Estudo de caso: Estudo de plano de aula e apresentação do caso B – Atuação do professor de AEE nesse processo C – Apresentação das propostas

9 – Colocando em Prática Atividade em grupo A – Estudo de caso: Estudo de plano de aula e apresentação do caso Grupo 1Grupo 2Grupo 3

9 – Colocando em Prática Atividade em grupo A – Estudo de caso: Estudo de plano de aula e apresentação do caso B – Atuação do professor de AEE nesse processo C – Apresentação das propostas

9 – Colocando em Prática Atividade em grupo Leitura do Relatório Leitura do Plano de Aula Escrita de Propostas – diminuir as barreiras para aprendizagem Apresentação das propostas

10 – Avaliação Individual 1 – Qual a diferença entre modificações no currículo para atender o educando e eliminar as barreiras para acessar a aprendizagem? Dê exemplo a partir de um plano de aula relacionado ao mosquito Aëdes aegypt.