Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);

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Transcrição da apresentação:

Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966); O autor ressalta que em uma aula pode ser baseada em apenas um estilo ou um conjunto de estilos, até em uma mesma atividade; Farias Jr., A. Prática de ensino em Educação Física-Estágio Supervisionado, Ed. Interamericana, 1987. 1

P A P A P A A A P P A C C C C C Estilos de Ensino P A C 3 A P C 2 P A Estilo de ensino por Comando; Estilo de ensino por Tarefas; Estilo de ensino por Avaliação Recíproca; Estilo de ensino por Programação Individualizada; Estilo de ensino por Descoberta Orientada; Estilo de ensino por Solução de Problemas. C C P A P A C P A C 3 A P A P C 2 P A C 1 A A C P C P A 2

Estilos de Ensino Estilo por Comando Considerado ultrapassado; Influência militar; O professor é quem determina os objetivos, as atividades, a execução e a avaliação; O professor é um escravo do conteúdo; O aluno é um elemento passivo; As situações didática dão margem a somente uma resposta; Incentivo: temor do professor e medo do fracasso; Relação professor-aluno = formal; Usado por professores inseguros para “impôr a disciplina” ou sem segurança com os conteúdos; Quando relacionado a aptidão física torna-se mais eficaz que os estilos mais liberais. 3

Estilos de Ensino Estilo por Tarefas O professor ainda seleciona os objetivos, as estratégias, a organização, porém menos rigorosos; Tipos de tarefas: Única tarefa para a turma (variação é na carga da atividade); Diferentes tarefas para a turma (circuito aeróbico); Diferentes tarefas ligadas a mesma habilidade ou a um movimento complexo (quando existe um grupo muito heterogêneo quanto a determinada habilidade). O aluno escolhe a atividade de acordo com suas possibilidades físicas e habilidades motoras; Aula ainda muito ligada a aspectos motores. 4

Estilo por Avaliação Recíproca Estilos de Ensino Estilo por Avaliação Recíproca O professor ainda tem um papel preponderante na seleção dos objetivos, das estratégias e da organização; O professor delega aos alunos a avaliação da aprendizagem; Consiste em fornecer aos alunos os critérios para avaliar o desempenho dos colegas; Os avaliadores identificam as diferenças entre o comportamento apresentado e o desejado; As correções são realizadas pelos próprios alunos; Ainda existe uma grande formalidade na relação professor-aluno. 5

Estilo por Programação Individualizada Estilos de Ensino Estilo por Programação Individualizada Baseia-se no princípio do trabalho individualizado que pressupõe a existência de diferenças físicas e psicológicas entre os alunos; Cada aluno trabalha de acordo com as suas possibilidades; Tem por objetivo, ainda, o desenvolvimento do senso de responsabilidade e iniciativa; O professor é muito exigido na programação das atividades, mas liberado das tarefas organizacionais, podendo se preocupar com a aprendizagem dos alunos. 6

Estilos de Ensino Estilo por Descoberta Orientada Ressalta o aspecto cognitivo; O professor começa a perder o seu papel onisciente e onipotente; O professor é um incentivador, orientador e controlador das atividades; Baseado na Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger: DISSONÂNCIA COGNITIVA → BUSCA → DESCOBERTA DE SOLUÇÕES A irritação cognitiva produz a necessidade de busca que suprimirá a causa da irritação; O professor conduz o aluno de uma forma indireta; Baseia-se em uma seqüência de perguntas e respostas; A relação professor-aluno é bastante informal. 7

Estilos de Ensino Estilo na Solução de Problemas Clima de total descontração; O educador é um incentivador, orientador e assessor dos alunos; O aluno é colocado no centro do processo educativo; O aluno é o elemento ativo, formulando problemas, buscando as respostas, procurando descobrir; “Aprender é resolver problemas” É necessário elaborar uma situação problema cuja solução implicará na busca e na aquisição do comportamento desejado, expresso no objetivo; É o processo pelo qual o homem descobre novas maneiras de enfrentar uma situação para a qual os métodos estabelecidos e os processos conhecidos se revelam insuficientes e inadequados. 8

Estilos de Ensino Conclusões possíveis É um tipo de estratificação ainda baseado fortemente nas diversas formas de movimento; Já não responde a questões importantes da EFE como o conflito de gêneros, a exacerbação da competição, ao significado dos conteúdos, ao planejamento oculto, aos valores, dentre outros. 9