As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória
Gestão de Pessoas Uma gestão de recursos humanos atualizada dará uma contribuição significativa para a empresa alcançar seus objetivos, e obter sucesso, porque resultados são obtidos através de pessoas
UMA ORGANIZAÇÃO QUE..... Não valoriza as pessoas Não investe no seu desenvolvimento Não cria um espaço de participação e comprometimento Não assegura o suporte necessário à realização do trabalho Não admite a experimentação e o erro NÃO PODE ESPERAR RESULTADOS DE EXCELÊNCIA
Nosso pessoal é nosso maior Patrimônio 3 GRANDES DESAFIOS EMPRESARIAIS 1. Atrair para a Empresa pessoas excepcionalmente qualificadas; 2. Garantir a atualização constante do acervo de conhecimento e de habilidades de seus empregados; 3. Manter as pessoas - chave na organização, pois é a qualidade de seu pessoal que diferencia a empresa de seus concorrentes.
“A tendência é uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações. Um agente proativo dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a maior e mais avançada e sofisticada habilidade humana”. (Chiavenato, 2005)
O modelo de gestão na busca pela qualidade do ponto de vista dos Stakeholders Nutricionista Paciente FuncionárioEmpresário Comprador do Serviço/produto Fornecedores
O Gestor/Nutricionista na busca pelo equilíbrio Nutricionista/ Atores Gestor Envolvidos
Políticas de Gestão de Pessoas Planejamento Planejamento Perfil de competências Perfil de competências Atração Atração Seleção Seleção Treinamento Treinamento Desenvolvimento Desenvolvimento Desempenho Desempenho Remuneração e reconhecimento Remuneração e reconhecimento Saúde e segurança do trabalho – física e psíquica Saúde e segurança do trabalho – física e psíquica Participação e tomada de decisão Participação e tomada de decisão Formas de regulação de conflitos Formas de regulação de conflitos Construção de uma cultura organizacional forte Construção de uma cultura organizacional forte
Processo de Gestão de Pessoas Moderna Gestão de Pessoas Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Recompensando Pessoas Desenvolvendo Pessoas Mantendo Pessoas Monitorando Pessoas Quem deve trabalhar na organização O que as pessoas deverão fazer Como recompensar as pessoas Como desenvolver as pessoas Como manter as Pessoas Como saber o que fazem e o que são
Gestão de Pessoas Políticas de Gestão de Pessoas Gerenciadas de forma integrada Gerar envolvimento e comprometimento RESULTADOS Atual
CONTRATO DE TRABALHO Se você: for lealfor leal trabalhartrabalhar fizer seu trabalho direitofizer seu trabalho direito Nós lhe daremos : estabilidadeestabilidade aumentos estáveis e previstosaumentos estáveis e previstos segurança financeirasegurança financeira Se você: desenvolver as competências necessáriasdesenvolver as competências necessárias aplicá-las com eficáciaaplicá-las com eficácia for flexível às atribuições de tarefasfor flexível às atribuições de tarefas Nós lhe daremos: apoio para o desenvolvimento de suas habilidadesapoio para o desenvolvimento de suas habilidades reconhecimento de suas contribuiçõesreconhecimento de suas contribuições pagamento justo - flexívelpagamento justo - flexível “ACORDO” ANTIGO NOVO “ACORDO”
Gestão de pessoas: condicionantes Mercado de trabalho Mercado de trabalho Nível de Concorrência Nível de Concorrência Tecnologia Tecnologia Organização político-sindical Organização político-sindical Regulação e Relação com o Estado Regulação e Relação com o Estado Contrato de prestação de serviços com a contratante Contrato de prestação de serviços com a contratante