Gestão da Força de Trabalho Diversificada. 1. Diversidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Força de Trabalho Diversificada
Advertisements

Carreira Vocação; veículo de auto-realização; conjunto de papéis;
João Vitor Bogas Júlia Recamon Lucas Sayeg Victor Alexandre A Fábrica de Loucuras – Design Thinking.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
1 Gestão de Recursos Humanos (4) compensação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
GESTÃO DE PESSOAS A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL Professora Raquel Palhano.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Nossa especialidade são pessoas Atuando com três unidades de negócio Especializada em Recrutamento & Seleção, Administração de Folha de Pagamento.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
GESTÃO DE PESSOAS Planejar, organizar, dirigir e controlar. O administrador não executa esse processo sozinho, precisa das pessoas para ajudá-lo.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Plano de Carreira e Planejamento de Carreira
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Compensação Introdução.
Estratégia Mercadológica
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
Estratégia em Corporações Multinacionais
Aprendizagem do Século XXI
Comportamentos Organizacionais
Gestão de Negócios aula 2
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Estratégia Internacional
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Sucesso Através do Trabalho em Equipe
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: O QUE AS EMPRESAS BUSCAM.
O QUE É O PEDAGOGO.
Curso Técnico em Agroecologia
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
Consultoria Referência RH
Avaliação continuada.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Administração de Cargos e Salários
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
As Organizações Vistas como Culturas
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
Análise de Demandas Regionais
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Papéis dos gerentes de projetos
Total Rewards STRATEGY
Transcrição da apresentação:

Gestão da Força de Trabalho Diversificada

1. Diversidade

Gestão da diversidade – gestão da força de trabalho diversificada, reconhecendo as características comuns de grupos específicos de funcionários e, ao mesmo tempo, tratando-os como indivíduos e apoiando, promovendo e utilizando suas diferenças em prol da organização.

2. Diversidade

Os componentes da força de trabalho diversificada podem ser: minorias étnicas e raciais, imigrantes, incapacitados físicos e mentais, orientação sexual, idade, afiliação religiosa, veterano de guerra, expectativas e valores, estilo de vida, nível de qualificação, nível de escolaridade, classe social, estilo profissional, função/posição na empresa e etc.

2.1 Trabalhadores do futuro – participação cada vez maior das mulheres na força de trabalho.

2.2 Idade da força de trabalho – envelhecendo... Pessoas continuando a trabalhar após a aposentadoria.

3. Distinção entre gestão da diversidade e ação afirmativa

Gestão da diversidade – gestão da força de trabalho diversificada, reconhecendo as características comuns de grupos específicos de funcionários e, ao mesmo tempo, tratando-os como indivíduos e apoiando, promovendo e utilizando suas diferenças em prol da organização.

Ação afirmativa – esforços especiais para recrutar e contratar membros qualificados pertencentes a grupos discriminados no passado.

3.1 Vantagens competitivas proporcionadas pela diversidade: capacidade de atrair e reter funcionários, perspectiva melhor em um mercado diferenciado, capacidade de alavancar criatividade e inovação na solução de problemas, melhoria na flexibilidade organizacional.

3.2 Desafios de uma força de trabalho diversificada: pressupostos não avaliados (enxergar o mundo do ponto de vista de outro), menor coesão (pessoas diferentes, menor coesão), problemas de comunicação, desconfiança e tensão, estereotipagem (achar que os outros tem que enxergar o mundo de acordo com minha origem e experiência de vida), etc.

4. Organizações multiculturais – as organizações são classificadas em três categorias, com implicações gerenciais distintas: organização monolítica, organização pluralista e organização multicultural.

Organização monolítica – organização com baixo nível de integração estrutural – empregando poucas mulheres, minorias ou outros grupos que sejam distintos da maioria – e, assim, possuindo uma população de funcionários altamente homogênea.

Organização pluralista – organização que é constituída por uma população de empregados relativamente diversificada e que se empenha em integrar funcionários de diferentes gêneros, raças ou origens culturais.

Organização multicultural – organização que valoriza a diversidade cultural e que busca utilizá-la e incentivá-la.

5. Como as organizações podem cultivar uma força de trabalho diversificada

5.1 Liderança e compromisso da alta administração – incorporar as atitudes organizacionais relacionadas com a diversidade no texto da missão corporativa e nos objetivos e planos estatégicos.

5.2 Avaliação organizacional – estabelecer uma avaliação permanente da força de trabalho, da cultura, das políticas e práticas da organização em áreas como recrutamento, promoções, benefícios e remuneração.

5.3 Atraindo funcionários – as empresa podem atrair uma mão-de- obra diversificada e qualificada usando práticas efetivas de recrutamento, acomodando as necessidades profissional e familiar do trabalhador e oferecendo horários alternativos de trabalho.

5.4 Treinando os funcionários – os programas de treinamento voltados à diversidade tentam identificar e reduzir tendências ocultas e desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar de forma efetiva uma força de trabalho diversificada.

Conscientização – destina-se a aumentar a consciência a respeito do significado e da importância da valorização da diversidade. O foco deste treinamento não é o de ensinar habilidades específicas, mas de conscientizar os funcionários a respeito dos pressupostos que eles adotam em relação aos outros e de como esses pressupostos afetam seu comportamento, suas decisões e suas opiniões.

Desenvolvimento de habilidades – destina-se a desenvolver nos funcionários e nos gestores as habilidades necessárias para lidar efetivamente uns com os outros e com os clientes em um ambiente diversificado

5.5 Retendo os funcionários na empresa – é mais barato treiná-los e retê-los do que substituí-los.

Políticas e estratégias voltadas a aumentar o índice de retenção de funcionários: grupos de apoio (internos e patrocinados pela empresa: mulheres, negros, etc), mentoria (mentores são gestores de nível hierárquico superior que ajudam a garantir a entrada de funcionários com bom potencial na alta administração e a sua socialização com as normas e os valores organizacionais), desenvolvimento profissional e promoções (dar ao funcionário às mesmas oportunidades na empresa que eventualmente ele conseguiria fora), acomodação de sistemas (reconhecer as diferenças: feriados religiosos e culturais, diferentes modos de vestir e alimentar-se, acomodar a necessidade de indivíduos com alguma incapacidade física e/ou mental).