Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro
Valorização de elementos do Aprendizado Flexibilidade Iniciativa Autonomia Capacidade de perceber Capacidade de mudança Capacidade de aprender
Evolução de Sistemas de Produção Revolução Agrícola > Revolução Industrial > Revolução Tecnologia da Informação Novo modelo organizacional: organizações que deem mais espaço ao desenvolvimento dos indivíduos e valorizem o conhecimento produzido por estes como fonte de criação de valor Novo modo de produção a fonte de produtividade é ligada à tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento de informações e de comunicação simbólica.
Aprendizagem e o Modelo Industrial Aprendizado com ferramenta aplicada imediata! Funcionário deve desenvolver conhecimentos e habilidades apenas restritas ao cumprimento de suas tarefas descritas especificadas Aprender significa ser bom em uma função específica Super conformidade estrutural Visão do treinamento apenas aplicado....
Visão Industrial Qualificação (acima de certo nível) em uma visão mecanicista era vista negativamente “Não nos surpreendamos que, ao observarmos o trabalho cotidiano na linha de montagem, encontremos inúmeros exemplos de fragmentação de tarefas e declínio da aprendizagem, mesmo considerando-se os diversos setores produtivos. Trata-se de uma política consciente de muitos gerentes, que agem assim com conhecimento de causa. Um deles, em uma grande fábrica inglesa de automóveis, nos disse: “nós tentamos reduzir as diversas habilidades e competências ao mínimo.” Muitos outros gerentes pensam assim, sem formular seu pensamento mas agem desta maneira.” (Friedman, 1964)
Contexto Social do Modelo Pós-Industrial Globalização e tecnologia de informação: mais informações processadas mais rapidamente aumentam a produtividade Sociedade multicultural: diferentes culturas com grupos de interesse interagindo Sobre as organizações: Foco na mudança organizacional Dimensão simbólica – valorização do tema de alinhamento cultural Aprendizagem organizacional Autonomia individual com equilíbrio de eficiência
Aprendizagem no Modelo Pós Industrial Capacidade de interpretar rapidamente as informações complexas, dar sentido a elas e agir passa a ser fonte de criação de valor Empresas tem um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros Liberdade individual contrariamente à chamada “super conformidade estrutural”: dever de discordar. O Ambiente é o mesmo, porque umas empresas agem e outras não!!!???
Definição e Sujeito da Aprendizagem
Conteúdo Aprendido
“Homem que aprende” Destino é evoluir e buscar a autonomia de pensamento Autonomia de pensamento significa ser capaz de analisar as informações, dar sentido a elas, e encontrar soluções, aprendendo com suas experiências e sendo capaz de formular um pensamento próprio Responsabilização e Descentralização Estabilidade é um valor criticado Deve gerir a carreira buscando novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, mesmo que isso implique mudanças A organização não deve ser paternalista Postura do profissional...desenvolvimento contínuo!!!
Aprendizado Circuito Simples Circuito Duplo Curva de aprendizado do sistema operacional Não questiona os pressupostos básicos do sistema (valores e modo de funcionamento) Foca o aperfeiçoamento do sistema atual Percepção e exploração do ambiente e acesso a novas informações Comparação com o funcionamento do sistema atual Questionamento e reconfiguração do sistema Institucionalização da mudança Exemplo Plene
Conceito de Aprendizagem baseado em Sistemas “Baseado no Insight (instante de compreensão). O indivíduo reestrutura a sua percepção das relações lógicas que constitui o objeto que busca aprender. Dessa forma, seu esforço cognitivo concentrado gera uma tensão que leva o indivíduo a uma tomada de consciência brusca das relações entre as partes que compõem o sistema que busca conhecer” Chefia, comprometimento, incentivo, liderança....vamos aprendendo...não consigo entender...por que isso não funciona?
Aprendizagem Organizacional Aprendizagem organizacional implica questionamento e mudança dos padrões de ação e formas de comportamento nas organizações, gerando inovação Como é possível a mudança do comportamento dos indivíduos nas organizações e a inovação? Como fazer com que uma empresa passe a inovar? Produtores de cerâmica no Ceará...