Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
AMIGOS DE MISSÕES.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
PPGCIMES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Aprendizagem do Século XXI
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Observações importantes
Elio Carlos Ricardo FE - USP
Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.
Tema Números..
EAD - Educação a Distância
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Destaques do texto sobre entrevista social
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Plano de Aula de Substituição
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Exemplos de atividades por videoconferência
E. M. Dr. Leandro Franceschini
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Como elaborar um plano de aula.

Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera que os alunos aprendam? Quais habilidades precisam ser desenvolvidas? Lembrete: Antes de estabelecer os objetivos, é recomendável ter realizado uma avaliação diagnóstica para saber o que os alunos já sabem.avaliação diagnóstica

Os objetivos e conteúdos devem ser articulados, pois relacionam-se entre si. Segundo César Coll, os conteúdos se agrupam em conceituais, procedimentais e atitudinais, ou seja, o que os alunos devem saber, fazer e ser. Conceituais – Aprender a conhecer (conhecimento e diferenciação entre conceitos, informações, princípios, etc). Compreender, analisar, refletir, comparar, etc.

Procedimental – Aprender a fazer (O aluno experimenta, realiza ações na busca do conhecimento, etc.). Escrever, ler, desenhar, usar técnicas, etc. Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos). Cooperar, ser solidário, respeitar, etc.

Com base nos objetivos definidos, selecione os conteúdos procurando levar em conta os três agrupamentos.

Duração: Qual o tempo necessário para realizar a aula? 50 minutos, uma hora, um período letivo? Vale repensar esse item com frequência, para avaliar se você não está colocando muitas atividades em pouco tempo, ou esperando que seus alunos façam em 30 minutos algo que eles levam 15. Se for necessário mais tempo, talvez seja melhor organizar as aulas em uma sequência didática. Se for preciso, organize um cronograma com as etapas a serem desenvolvidas.

O desenvolvimento é o passo a passo, o como fazer, que explica quais e como as atividades serão desenvolvidas, quais estratégias didáticas serão utilizadas (slides, músicas, rodas de conversa, circuito, mapa conceitual, textos que explorem os temas, etc), como os alunos serão organizados (individualmente, em duplas ou grupos) e as possíveis intervenções do professor.

Recursos e materiais necessários: Que materiais serão necessários para desenvolver minha aula? Textos impressos, Datashow, Internet, áudios, vídeos, fotografias ou outras imagens, jogos, etc.

A avaliação deve estar presente em todos os momentos da aula. É a leitura de como foi a aprendizagem dos alunos, em relação aos diferentes conteúdos. É o feedback! Como foi o envolvimento e a participação dos alunos? Compreenderam a proposta da aula? O que eles aprenderam? Quais foram suas reflexões? O que deu certo na aula? O deixou a desejar? Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Você foi mediador, facilitador do processo de aprendizagem dos alunos? Você atingiu sua meta? Esses são alguns questionamentos que auxiliam o processo de avaliação da sua aula e da aprendizagem da turma.avaliação

Fontes: Quais teorias embasaram sua aula? Onde você pesquisou materiais teóricos ou práticos para o desenvolvimento? Livros didáticos, sites, revistas, outros professores, etc.